Quem Somos
O diretor e mantenedor José Geraldo Gaurink Dias, trabalhou em sala de aula, desde sua formação técnica e na graduação, logo percebendo ser essa sua vocação.
Durante anos teve a docência como seu segundo emprego, enquanto também progredia em sua formação, sempre se especializando e ampliando seus horizontes.
Em 2007 fundou sua empresa de consultoria educacional e buscou parceria com o Centro Universitário Internacional UNINTER, tornando-se polo de apoio de Graduação e Pós Graduação para ensino a distância. Atualmente com Polos de Apoio Presencial da Uninter nas cidades de Cariacica, Vitória, Vila Velha e dois Polos na cidade de Serra.
Desenvolveu cada vez mais suas pesquisas na área de endomarketing e gestão de pessoas, e percebeu que a solução para os principais desafios desta área era a formação inicial das pessoas na educação básica. Após concluir o Mestrado e escrever dois livros sobre o tema, identificou que os valores empreendedores e socioemocionais eram primordiais para a formação de alunos da educação básica.
O desenvolvimento de competências empreendedoras, planejamento, funções executivas e valores como: empatia, comprometimento, respeito, cooperação, habilidades e esforço precisam ser cultivados pouco a pouco. Dessa maneira, quando teve a oportunidade de gerir uma Escola de ensino básico em 2013, assumiu o desafio com garra e inovação para colocar suas pesquisas em prática. Em 2017 foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e onde percebeu que estava no caminho certo, pois o que foi objeto de pesquisas e implantação nas empresas agora estava presente no documento, nas páginas 466, 479, 568 e 577.
Durante esses anos os mantenedores da Escola Siena foram buscar nos Países Top PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Chile, Finlândia, Dinamarca, Singapura, Polônia e Estônia) as práticas de excelência que fazem esses Países se destacarem na Educação. Em cada País foram visitadas Escolas de Educação Básica, Técnica e de Nível Superior (Graduação e Pós Graduação), onde também os mantenedores participaram de cursos de capacitação/treinamento nas áreas metodologias ativas, aprendizagem por projetos, empreendedorismo e inovação.
Portanto, a Proposta Pedagógica da Escola Siena tem como base o que há de excelência nesses Países que são Top Pisa em Educação, e o Grupo Educacional Siena segue buscando profissionais e parceiros, para juntos, melhorar a qualidade da educação no Brasil.
Promover a formação empreendedora de excelência na educação básica, técnica e profissionalizante.
Ser reconhecida nacionalmente como referência em Escola de Empreendedores competentes, éticos e dinâmicos.
Transparência, Comprometimento, Criatividade, Organização, Cooperação, Persistência, Sinergia, Práticas de Cidadania.
A Escola Siena possui como filosofia institucional o Empreendedorismo. Trabalhando não só o empreender, mas as competências socioemocionais (valores empreendedores) mas também a educação financeira, análise de mercado e o passo-a-passo completo para elaboração de um negócio, permitindo que os alunos desenvolvam suas características empreendedoras, dentro de valores socioemocionais relevantes para o desenvolvimento pessoal e a vida em sociedade, incentivando sempre bases éticas como respeito e trabalho em equipe.
Nossos alunos são incentivados a praticarem atividades físicas, como por exemplo: futebol, vôlei, handebol e basquete. A disciplina de educação Física em nossa escola tem o mesmo peso, conteúdo, avaliações que as demais disciplinas. Sabemos que essa disciplina é cada vez mais necessária para fins educativos e melhoria na qualidade de vida de nossos alunos.
As abordagens educacionais da Escola Siena integram-se à tecnologia para propagar a utilização de aparelhos de informática a favor do ensino de qualidade, como: tablets, projetores, etc. A utilização do físico e do digital de forma integrada promove
Além do uso de equipamentos a educação na Escola Siena conta com vários aplicativos educacionais excelentes para o ensino e realização de exames escolares e que tornam o aprendizado mais produtivo. Dentre eles: Sistemas Microsoft365, Plurall, Árvore de Livros e Somos Educação.
Postulando a formação do indivíduo como cidadão e sujeito sociocultural, a Escola Siena, sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.
A partir desse cenário, novas diretrizes político-pedagógicas são traçadas como fontes para redirecionamento de ações diversas, que deverão ser sustentadas pelo objetivo de se desenvolver um processo educacional voltado para a formação da cidadania, assentado nos quatro pilares essenciais para a formação do homem, ou seja: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver e conviver, aprender a aprender e na formação filosófica empreendedora, como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.
Diante de tais ideias e princípios e postulando a formação do indivíduo cidadão e sujeito sociocultural e empreendedor, a Escola Siena sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.
Buscamos sedimentar princípios que respaldem uma proposta de trabalho cristalizada numa prática que propicie o fortalecimento da função sociocultural da escola e o despertar do aluno para o ajustamento as mudanças que vêm ocorrendo no mundo científico e tecnológico, de forma tão rápida. E assim, propiciar a formação do aluno em função do mundo econômico e social e das necessidades do ser. Isto, por estar atrelada a princípios que expressam concepções político-pedagógicas, ancoradas em valores que priorizem uma educação de qualidade, tanto no que diz respeito ao domínio de conhecimento, como nos aspectos socioculturais.
A unidade do Bairro de Fátima funciona no mesmo endereço, que de 1985 a 2013 abrigaram a escola, que começou com o nome de Peteleco, posteriormente passou a denominar-se Colégio Atual e Colégio Atuante. Foi no ano de 2013 que os mantenedores Jonas e Jorgete Spalenza Piontkosw negociaram com o Diretor José Geraldo a proposta de assumir a Escola. Esse desafio culminou com o antigo sonho de desenvolver nas futuras gerações, as características e valores empreendedores. Dessa forma, realizou-se os processos de mudança de Mantenedor e Denominação para Escola Siena. Por fim, em 2015, ocorreu a autorização do Ensino Médio, e em seguida a mudança de Mantenedor e Denominação da Educação infantil Siena Kids.
Atualmente nesses mesmos prédios temos os laboratórios: Multidisciplinar I e II, de Técnica Dietética, de Simulação Realística, de Habilidades, e de Movimento Humano, utilizados pelos alunos cursos de Graduação em: Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Farmácia para as aulas práticas do Supor Polo Uninter e que podem ser utilizados durante o dia pelos alunos da Escola Siena.
Durante o ano de 2020 e 2021 a escola que atuava no prédio 126 da rua Pitágoras de Laranjeiras fechou. Novamente o desafio se apresentou para nosso diretor em ocupar o espaço dessa escola. Realizados todos os tramites legais em 2022 abrimos a segunda Unidade da Escola Siena com Ensino Fundamental anos iniciais e finais, já com nossas primeiras turmas. Já com boas turmas nos anos finais em 2025 ampliaremos em ambas as unidades para o Ensino Médio.