Postulando a formação do indivíduo como cidadão e sujeito sociocultural, a Escola Siena, sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.

A partir desse cenário, novas diretrizes político-pedagógicas são traçadas como fontes para redirecionamento de ações diversas, que deverão ser sustentadas pelo objetivo de se desenvolver um processo educacional voltado para a formação da cidadania, assentado nos quatro pilares essenciais para a formação do homem, ou seja: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver e conviver, aprender a aprender e na formação filosófica empreendedora, como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.

Diante de tais ideias e princípios e postulando a formação do indivíduo cidadão e sujeito sociocultural e empreendedor, a Escola Siena sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.

Buscamos sedimentar princípios que respaldem uma proposta de trabalho cristalizada numa prática que propicie o fortalecimento da função sociocultural da escola e o despertar do aluno para o ajustamento as mudanças que vêm ocorrendo no mundo científico e tecnológico, de forma tão rápida. E assim, propiciar a formação do aluno em função do mundo econômico e social e das necessidades do ser. Isto, por estar atrelada a princípios que expressam concepções político-pedagógicas, ancoradas em valores que priorizem uma educação de qualidade, tanto no que diz respeito ao domínio de conhecimento, como nos aspectos socioculturais.