Ensino Fundamental Anos Finais, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a Escola Siena estabelece como norteadores de suas ações pedagógicas:

• os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
  • os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
  • os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Assim, a Escola Siena  garante a igualdade de acesso para alunos a uma Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. Utiliza, também, a parte diversificada de sua proposta curricular para enriquecer e complementar a Base Nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de projetos e atividades do interesse das comunidades.

6° ANO

O projeto de identidade do 6º ano apresenta a proposta por meio do material didático o eixo temático “Um mundo de conhecimento”, a partir disso foi desenvolvido o projeto “Conhecendo a Serra”, no qual os alunos com a intervenção dos professores representantes  irão apresentar o teatro narrativo e uma dança interpretando a lenda o Pássaro de Fogo e o  estudo de campo será na Marca Ambiental.

7° ANO

O projeto de identidade do 7º ano apresenta a proposta por meio do material didático o eixo temático “Um mundo de conhecimento”, logo foi desenvolvido o projeto “Eu, Centro do Universo?”, no qual os alunos com a intervenção dos professores representantes irão trabalhar com o cooperativismo e o estudo de campo será a visita na Associação das Paneleiras.

8° ANO

O projeto de identidade do 8º ano apresenta a proposta por meio do material didático o eixo temático “Um mundo de conhecimento”, ademais foi desenvolvido o projeto “Mente Sã, Corpo São”, no qual os alunos com a intervenção dos professores representantes irão trabalhar o respeito consigo e com o próximo. O estudo de campo Centro de Biologia e História e intuições assistidas em campanha na Escola.

9° ANO

O projeto de identidade do 9º ano apresenta a proposta por meio do material didático o eixo temático “Um mundo de conhecimento”, a partir daí foi desenvolvido o projeto “Produtora Cultural, rumo à cidadania”, no qual os alunos com intervenção dos professores representantes o irão identificar formas de produzir cultura. O Estudo de campo será no Centro de Ciências e Física. Parceiros (Vale e Arcellor).