O Ensino Fundamental Anos Iniciais, oferecido em regime anual, é destinado ao atendimento dos alunos com idade a partir de 6 (seis) anos completos ou a completar até 31 de março do primeiro ano letivo. Nessa etapa de ensino estimula-se o potencial de aprendizado do aluno, por meio do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a interação social e tecnológica, a aquisição de competências e habilidades e a formação de valores e atitudes adequadas à nossa realidade e cultura. Objetiva formar cidadãos com consciência crítica para que possam atuar de forma representativa na sociedade e no futuro mercado de trabalho.

1° ANO

Para o 1° ano tem-se a proposta por meio do material didático o tema “Brincar”, a partir disso foi desenvolvido o projeto “Brincar e Aprender é só começar”, que traz a concepção do brincar como forma de aprendizagem. Enfatiza-se também a prática da leitura e escrita de diferentes contextos. Também introduz-se as bases do empreendedorismo girando em torno do mercado de plantas. Há também estudos de campo no Parque botânico da Vale.

2° ANO

Para o 2° ano propõe-se o projeto “Interagir e proteger os animais”, com o objetivo de semear em cada criança a percepção da natureza, fazê-la vivenciar a interação com o ambiente e, assim, despertar a sensibilidade e atenção para o que acontece ao seu redor. É feito a leitura e compreensão de diversas reportagens advindas desse contexto ambiental. O estudo de empreendedorismo também é voltado a essa temática. Há estudos de campo no Vale do Moxuara.

3° ANO

As turmas do 3º ano tem em seu componente curricular a formação do povo brasileiro. Assim o projeto identidade deles vem com a temática “Nossas raízes”, que visa apresentar aos alunos um olhar desprovido de preconceito para nossos povos originários, para os afrodescendentes e imigrantes que juntos construíram nossa nação.

Buscamos realizar a visita a aldeia Piraqueaçu em Aracruz, espaço reservado pela comunidade indígena da região para receber e compartilhar de sua cultura com escolas e visitantes.

4° ANO

5° ANO